
Frequentado por trabalhadores, intelectuais e integrantes de movimentos alternativos e de contracultura, a atmosfera do bairro é efervescente e diversificada. Nele ou em seu entorno se situam cafés, livrarias, universidades, escolas, capelas, sinagogas e espaços culturais como a Sociedade Italiana do RS, o Tablado Andaluz, e o Bar Ocidente, tradicional casa noturna e espaço cultural criado em 1980 e que promove intensa agenda de shows, festas, peças teatrais e saraus literários. Outro espaço que merece destaque é a Lancheria do Parque, ponto de encontro de boêmios, artistas e intelectuais da cidade. Além disso conta com um mercados tradicionais e farmácias, possui shoppings próximos.
O bairro e muito procurado por estudantes, devido a proximidade das universidades e a ampla oferta de serviços.
O Bom Fim possui um índice elevado de assaltos, principalmente de pedestre. Segundo o site “Aonde fui assaltado” o bairro ocupa a oitava posição do ranking de assaltos e o objeto mais roubado e o celular
Histórico
O nome “Bom Fim” foi dado em virtude da criação da capela Nosso Senhor do Bom Fim, construída por volta de 1870 e inaugurada em 1883, localizada na atual Avenida Osvaldo Aranha, que já foi chamada de Avenida Bom Fim e é historicamente conhecida como Caminho do Meio. A capela foi o grande marco do bairro, a partir de sua construção a região foi se desenvolvendo e crescendo ao seu redor e após episódios como incêndio, deteriorações e restaurações, a pequena igreja católica existe até hoje, recebendo visitantes e compondo a paisagem histórica do Bairro Bom Fim.
O Bom Fim começa a ganhar sua identidade, a qual é reconhecida até os dias de hoje, por volta de 1920, com a chegada e formação das primeiras comunidades judaicas. Neste momento foram construídas as primeiras residências e logo mais os prédios comerciais, assim aquele povo vivia da sua própria maneira e pôde fazer da região algo que revelasse um pouco de sua cultura e acompanhasse o crescimento natural de Porto Alegre.

A Vida no Bom Fim

Preço:


Possui 9.450 habitantes, representando 0,67% da população do município. Com área de 0,38 km², representa 0,08% da área do município, sendo sua densidade demográfica de 24.868,42 habitantes por km². A taxa de analfabetismo é de 0,28% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 7,67 salários mínimos.
