top of page

História

A origem do bairro Azenha remete à figura de Francisco Antônio da Silveira, um açoriano que chegou a Porto Alegre na metade do século XVIII e se instalou na margem esquerda do arroio Dilúvio, nas proximidades do atual hospital Ernesto Dornelles. A construção, neste local, por volta de 1760, de uma máquina para moer trigo — uma azenha — transformou Silveira no “Chico da Azenha” e batizou a região.

Tendo em vista o desenvolvimento de suas atividades comerciais, o açoriano ergueu uma ponte sobre o arroio Dilúvio para viabilizar o tráfego entre as duas margens. A estrada que se dirigia desta ponte até o atual centro da cidade ficou então conhecida como o Caminho da Azenha. Atualmente ela corresponde à Avenida João Pessoa e à Avenida da Azenha.

Nascido em torno do local no qual Silveira se instalou, o bairro acabou por se desenvolver, com o tempo, em direção à região sul da cidade. O surgimento de pequenas estâncias e a construção de casas, bem como de outros moinhos, contribuiu para tanto. O avanço do processo de urbanização, segundo Sérgio da Costa Franco, pode ser evidenciado a partir de 1870 quando um abaixo assinado de moradores solicitou ao poder público a instalação de lampiões nas ruas. Em 1905 iniciou-se o trabalho de calçamento do antigo Caminho, já chamado de Rua da Azenha..

Atualmente

Tradicional bairro de comércio variado de Porto Alegre, podem-se encontrar na Azenha o comércio de móveis, bares, farmácias, bancos, lancherias, casas de vestuário e de calçados, além de lojas de autopeças. Não é um bairro muito valorizado para se viver como é possível ver os preços na tabela, já que é um bairro muito comercial e conta com muitas funerárias e cemitérios. É um local intermediário, com acesso facilitado a zona sul e leste de Porto Alegre. Morar na Azenha é ter acesso a um farto comércio de rua, transporte público para zona sul, leste e alguns pontos do Norte e estar perto de grandes shoppings e áreas de lazer. Em questões de segurança o bairro não faz parte dos mais perigosos da cidade.

Limites e dados do bairro

População: 13.449 moradores
Homens: 5.889
Mulheres: 7.560
Taxa de crescimento 91/2010
: (-)1,5% aa
Área: 126 ha
Densidade: 107 hab/ha
Número de domicílios: 5.295
Rendimento médio mensal dos responsáveis pelo domicílio/2000: 10,73 salários mínimos

Praças

Hospitais

Outros

Preços

Preços

Comparativo

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page